sábado, 21 de setembro de 2013

Percepção Harmônica

  No início do semestre a professora dá uma fichinha para relembrarmos a cifragem dos acordes. Até agora trabalhamos maiores, menores, diminutos e acordes de sétima da dominante, lembrando que para cada inversão tem uma cifra diferente... Na França, não se pensa que Do-mi-sol; Mi-sol-do e Sol-do-mi é tudo dó maior em diferentes inversões, é como se fossem três acordes diferentes...'5', '6' e '64' respectivamente. 



  Durante as aulas a professora toca no piano esses acordes para que os alunos, um a um diga qual ela tocou, falando a cifragem e o modo (M/m), ninguém escapa. Atividades escritas, que são bem frequentes é o que vou descrever agora, pois acho interessante o fato de separarem sempre em 3 exercícios.


1) Escrever a cifragem e o modo dos acordes escutados. Aqui funciona como o que descrevi acima, so que ao invés de falarmos diretamente pra professora, escrevemos. Normalmente é uma sequencia de 5 ou 10 acordes em que cada um é repetido 3 vezes.


2) Em cada compasso, circule e escreva a cifragem dos acordes tocados. Como se pode ver, cada compasso tem três acordes, a professora toca um e temos que circular qual ela tocou, para isso, ela sempre dá um tempinho para cifrarmos todos os acordes, pois facilita o exercício. O que ajuda bastante é que normalmente os acordes são bem diferentes, por ex., das 3 alternativas, um é tríade maior, outro sétima da dominante e outro sétima com sétima maior, o problema é quando vem dois acordes de sétima da dominante no mesmo compasso...a única diferença é o baixo que não é tão simples de escutar...


 3) Escreva as notas (4 vozes) e cifre cada acorde tocado. Para mim, esse é o mais difícil. Alguns de vocês já devem conhecer esse exercício porque a professora Maria Aida o utiliza na UFPE : ).
  O exercício é tocado quatro vezes:
  • Na primeira você escreve a voz da soprano;
  • na segunda escreve-se o baixo;
  • na terceira vai a cifragem;
  • e por último, as notas intermediárias a partir da harmonia.
Outras formas de se trabalhar harmonia que é bem frequente, é irmos para o piano e tocarmos o que a professora diz (cinco cortado a partir de ré / cinco maior a partir de dó...). Outra forma é quando a professora toca uma nota e manda cantarmos 'x' acorde a partir daquela nota...nessa hora sempre tem um aluno que falha a voz na hora de cantar...ixi, cantar um acorde na frente de todo mundo não é pra qualquer um não...infelizmente aqui é para todos !!!! kkkkk
OBS: na teoria também trabalhamos a formação desses acordes, os exercício aqui mostrados são voltados para a percepção harmônica.

Pra finalizar o post, deixo a foto de outra atividade no mesmo estilo.

   Abraços, Felipe.


 

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