Durante as aulas a professora toca no piano esses acordes para que os alunos, um a um diga qual ela tocou, falando a cifragem e o modo (M/m), ninguém escapa. Atividades escritas, que são bem frequentes é o que vou descrever agora, pois acho interessante o fato de separarem sempre em 3 exercícios.
1) Escrever a cifragem e o modo dos acordes escutados. Aqui funciona como o que descrevi acima, so que ao invés de falarmos diretamente pra professora, escrevemos. Normalmente é uma sequencia de 5 ou 10 acordes em que cada um é repetido 3 vezes.
2) Em cada compasso, circule e escreva a cifragem dos acordes tocados. Como se pode ver, cada compasso tem três acordes, a professora toca um e temos que circular qual ela tocou, para isso, ela sempre dá um tempinho para cifrarmos todos os acordes, pois facilita o exercício. O que ajuda bastante é que normalmente os acordes são bem diferentes, por ex., das 3 alternativas, um é tríade maior, outro sétima da dominante e outro sétima com sétima maior, o problema é quando vem dois acordes de sétima da dominante no mesmo compasso...a única diferença é o baixo que não é tão simples de escutar...
3) Escreva as notas (4 vozes) e cifre cada acorde tocado. Para mim, esse é o mais difícil. Alguns de vocês já devem conhecer esse exercício porque a professora Maria Aida o utiliza na UFPE : ).
O exercício é tocado quatro vezes:
- Na primeira você escreve a voz da soprano;
- na segunda escreve-se o baixo;
- na terceira vai a cifragem;
- e por último, as notas intermediárias a partir da harmonia.
Outras formas de se trabalhar harmonia que é bem frequente, é irmos para o piano e tocarmos o que a professora diz (cinco cortado a partir de ré / cinco maior a partir de dó...). Outra forma é quando a professora toca uma nota e manda cantarmos 'x' acorde a partir daquela nota...nessa hora sempre tem um aluno que falha a voz na hora de cantar...ixi, cantar um acorde na frente de todo mundo não é pra qualquer um não...infelizmente aqui é para todos !!!! kkkkk
OBS: na teoria também trabalhamos a formação desses acordes, os exercício aqui mostrados são voltados para a percepção harmônica.
Pra finalizar o post, deixo a foto de outra atividade no mesmo estilo.
Abraços, Felipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário