sábado, 21 de setembro de 2013

Movimentos irregulares.

  Olá pessoal, além de publicar isso pra vocês, é também uma forma para que eu não me esqueça deste excelente exercício. Foi meu professor que recomendou quando viu que o movimento dos meus dedos não estavam regulares, isto é, numa passagem de várias notas de valor igual, algumas vêm mais rápidas que outras, isso acontece porque algumas notas são mais fáceis, ex: na flauta contralto, da nota ré para o dó, o dedo 4 cai, muito simples, porém so tocarmos lá-sol (da segunda oitava), temos que destampar os buracos 1,2,4,5,6, o que é normal que o movimento seja um pouco mais lento.
  O exercício é tocar apenas as primeiras duas notas da passagem em um tempo e depois ir acrescentando uma a uma, tocando sempre dentro do pulso, o que ritmicamente você vai tocar perfeitamete uma duina, tercina, quartina, quintina, etc...
  A figura abaixo é um compasso da sonata n. 3 de Corelli. Na pauta superior, temos a versão ornamentada, e como a mínima está em 70bpm, é comum que o segundo tempo saia um pouco impreciso, aliás não é todo dia que tocamos uma dectina. O exercício serve para tocar as dez notas regulares dentro do pulso. Neste exemplo, ficaria assim (o que vem depois do "/" é porque está no segundo pulso):
La/si
la,si/do
la,si,do/si
la,si,do,si/la
la,si,do,si,la/si
la,si,do,si,la,si/do
la,si,do,si,la,si,do/la
la,si,do,si,la,si,do,la/si
la,si,do,si,la,si,do,la,si/do
e finalmente...
la,si,do,si,la,si,do,la,si,do/si

Espero ter ajudado, abraços !


Nenhum comentário: